Trabalhadores da educação e pessoas com comorbidades recebem vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa dá continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (21) serão vacinadas, com a primeira dose, as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham comorbidades ou que sejam trabalhadores ativos da educação (ensino infantil, fundamental e médio) em instituições na Capital e residentes no município.

As pessoas de grupos que já têm o direito a tomar a dose inicial, e ainda não o fizeram por algum motivo, podem tomar agora. Todos os grupos que podem tomar a primeira dose serão atendidos nos postos de vacinação instalados em cinco ginásios, das 8h às 12h.

Também segue a aplicação da segunda dose da Coronavac (Butantan) para quem já completou 28 dias que tomou a dose inicial. Quem estiver neste prazo, deve se dirigir ao Lyceu Paraibano ou ao posto de drive thru no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Os dois pontos também funcionarão das 8h às 12h.

Condição especial – As comorbidades deste momento da vacinação incluem diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.

Documentos necessários – Para ser vacinado, o trabalhador da educação terá de comprovar tanto a residência quanto o trabalho em João Pessoa. No momento da vacinação, além da documentação pessoal, serão solicitadas cópias do contracheque e declaração da instituição de ensino de João Pessoa que comprove estar em atividade e do comprovante de residência em João Pessoa, que deverão ficar retidas no posto de imunização.

No caso de pessoas com comorbidades, levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas. Já as pessoas que irão tomar a segunda dose, devem apresentar o cartão de vacinação indicando 28 dias da primeira dose para Coronavac.

Agendamento – A fim de facilitar a identificação do local de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Locais de vacinação desta sexta-feira (21):

2ª Dose Butantan (das 8h às 12h) – Para quem já completou 28 dias da primeira dose
– Lyceu Paraibano (Centro)
– Unipê (Água Fria) – Drive thru

1ª Dose (das 8h às 12h)
Pessoas 18+ que tenham comorbidade ou sejam trabalhadoras ativas em educação (ensino infantil, fundamental e médio) em instituições da Capital e residentes no município
Ginásios:
– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
– Escola Municipal Francisco da Nóbrega (Cristo)
– ECIT Compositor Luiz Ramalho (Mangabeira)
– FIEP – próximo ao Pavilhão do Chá (Trincheiras)
– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui