ACS e ACE se reúnem com o líder Efraim Filho em Brasília

Em audiência com o Fórum Nacional de Representações da ACS e ACE (FNAras), o deputado federal Efraim Filho e os representantes do fórum conversaram sobre a PEC 14/2021, que altera o artigo 198 da Constituição Federal e estabelece o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), bem como a aposentadoria especial e exclusiva. Também é responsável por fixar a responsabilidade do gestor local do SUS pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

Essa proposta de emenda tem total apoio do líder Efraim Filho. A importância da PEC para a categoria dos ACS e ACE faz com que se justifique a somatória de todos os esforços políticos e das lideranças da categoria em se unirem a fim de ter a melhor estratégia para a aprovação de um piso salarial justo para os profissionais, além de garantir aposentadoria especial e a desprecarização do vínculo empregatício ainda não alcançado em várias regiões do país. A visita de hoje foi essencial para o avanço do diálogo e das estratégias.

O deputado tem focado sua força de trabalho para a área da saúde e vem conseguindo recursos constantemente para investir nisso em diversos municípios. “Essas categorias são essenciais na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde, principalmente agora no cenário da pandemia e pós-pandemia, em que os agentes comunitários de saúde fazem toda a diferença no atendimento e tratamento da nossa população”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui