Lauremília Lucena: a vice ideal para João Azevêdo; Por Flávio Moreira

                Nos últimos dias, ao aproximar-se o prazo final de filiações (outubro), várias manchetes ganham corpo em relação a formação da chapa de reeleição de João. Representantes do sertão externam sua pretensão de presença na majoritária. Campina tem Veneziano, Aguinaldo e Adriano Galdino. O sertão tem o ex-senador Efraim Morais, pai do Deputado Efraim Filho, que já se anunciou candidato ao Senado. E João Pessoa, além do próprio governador, precisa ser olhada com carinho, já que o prefeito Cícero Lucena é apoiador do governador e hoje a segunda maior força política do Estado pela importância da Capital e da máquina que administra com eficiência e cuidado, o que é reconhecido pelos pessoenses.

                Apesar de silente quanto a ser ou não candidato para não antecipar o debate eleitoral (obviamente que será), João é franco favorito na disputa, inclusive pela incapacidade da oposição de (ao menos até agora) apresentar um nome competitivo realmente e que consiga atrair membros da base aliada do governo, que conta com maioria acachapante na Assembleia Legislativa. Observando-se atentamente, percebe-se uma semelhança significativa com a reeleição de Maranhão em 1998, quando enfrentou uma candidatura de um partido à época completamente inexpressivo na Paraíba.

                São tantas forças políticas importantes – a maioria existente no Estado – que não havendo nenhum fato novo capaz de abalar o mapa político paraibano, a maior dificuldade de João será como compor a chapa contemplando todos estas correntes. O governador é um técnico de João Pessoa, nascido, criado e com carreira na Capital, tem uma vice governadora de Campina, equação esta que vem sendo repetida desde a primeira eleição de Ricardo Coutinho – Rômulo Gouveia e depois a própria Lígia Feliciano.

                Pois bem, diante do quadro político atual – anote-se bem isso, já que o cenário pode mudar a qualquer momento – me arrisco a desenhar (e porque não sugerir) uma composição que na minha opinião pessoal é imbatível. Não me arrisco a opinar sobre a única vaga em disputa ao Senado, já que a disputa será ferrenha diante da possível candidatura de Aguinaldo, da já anunciada de Efraim e da possibilidade da justa candidatura de Adriano Galdino.

                Vou me limitar a escolha do nome para a Vice Governadoria e é aí que, na minha opinião, surge o melhor nome possível, digo até dos sonhos, para a vice de João: LAUREMILIA LUCENA. Primeira Dama de João Pessoa, ex-vice governadora, carismática, conciliadora e habilidosa como poucas pessoas na política, Lauremília é sertaneja de Sousa, apesar da sua atuação em João Pessoa. De perfil popular, muito querida pelos mais carentes, Lauremília é o complemento perfeito para o técnico João. Tem trânsito nas comunidades, é admirada pela classe política, tem experiência, é leal, amiga e parceira.

                Além de todas as suas qualidades pessoais, contempla o Prefeito Cícero Lucena e o Partido Progressistas dos Ribeiro, consolidando a aliança vitoriosa das eleições de 2020. Afora isso, Lauremília atrai uma militância espontânea e apaixonada por ela pessoalmente que fará grande diferença na campanha eleitoral.

                Enfim, João Governador com Lauremília Vice é, na minha opinião, a melhor composição para a reeleição em 2022, capaz de literalmente tratorar a oposição. Se João vai ter ou não esse céu de Brigadeiro, é coisa que somente o tempo, senhor absoluto da razão, com suas surpresas e peças inesperadas, vai poder nos dizer.

Uma coisa é certa, torcida e esforço de muitos, não faltarão para que Lauremília seja a próxima Vice Governadora da Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui