Profissionais de fonoaudiologia do Instituto Cândida Vargas recebem capacitação sobre o teste da linguinha

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, realizou, na manhã desta sexta-feira (2), uma capacitação com os profissionais de fonoaudiologia da unidade. O objetivo do curso é atualizar toda a equipe, visando prestar um serviço de maior qualidade no teste da linguinha, que já é realizado no ICV. A formação foi ministrada pela fonoaudióloga e enfermeira, Gracinha Ribeiro, que atua em hospitais particulares da Capital.

“Foi abordado no curso desde a importância do conhecimento da estrutura oral necessária para diagnosticar tudo que foge do normal e funcional, até as especificidades funcionais desta alteração, gerando dificuldades que impactam na amamentação de forma imediata, assim como deglutição, transição alimentar, fala e comunicação com impacto na vida social”, explicou a coordenadora do setor de Fonoaudiologia, Catharina Modesto.

Durante o curso de atualização, foram abordadas as seguintes temáticas: a origem da aquiloglossia, tipos de frênulos lingual, aplicação do protocolo, indicação cirúrgica de frenotomia, locais de encaminhamento, entre outros assuntos. Atualmente, o setor conta com 13 fonoaudiólogos, que estão distribuídos em estimulação precoce, teste da orelhinha, teste da linguinha e follow up.

Para Danielle Nascimento, fonoaudióloga do ICV, que participou do curso, receber conhecimentos novos é fundamental para sua profissão. “Foi extremamente importante, pois como fonoaudiólogos precisamos sempre aprimorar nossos conhecimentos para poder prestar um serviço cada vez melhor para os pequenos. Além disso, estamos nos atualizando sobre um teste que é extremamente importante para as crianças”, disse.

Teste da linguinha – É um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa. O problema pode comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui