Paraíba

Cagepa fiscaliza furto de água nos bairros do litoral de João Pessoa e Cabedelo

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou, nesta segunda-feira (9), uma ação de fiscalização para coibir o forte de água em bairros localizados nas áreas de praia da Região Metropolitana de João Pessoa. Nesta primeira fase do projeto, cerca de cinco mil imóveis não serão fiscalizados.

O objetivo da ação é coibir a prática de roubo de água por meio de irregularidades, como religação clandestina, desvios e instalação de bombas de sucção no braço d’água.

De acordo com o subgerente comercial do Litoral, Thiago Heleno, diversas áreas da praia serão fiscalizadas simultaneamente. “Inicialmente estaremos fiscalizando os imóveis das praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Jardim Oceania e Bessa. Já na cidade de Cabedelo, atuaremos em Intermares, Ponta de Campina, Poço e Camboinha”, comentou.

Segundo o diretor comercial da Cagepa, Isaac Veras, uma grande estrutura de veículos, equipamentos e pessoal está sendo empregada nesta ação, que visa reduzir as perdas de água e, consequentemente, melhorar o abastecimento das áreas.

“Sabemos que boa parte das perdas de água que ocasionaram, eventualmente, desabastecimento em algumas áreas, se dão em razão do furto, por meio das mais diversas irregularidades. Para isso, estamos empregando um grande efetivo de funcionários, veículos e equipamentos nesta ação, que vai se estender até o mês de janeiro de 2025”, explicou.

Furto de água é crime

A prática de adulteração do sistema de abastecimento de água é enquadrada como atentado contra o patrimônio, conforme artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena é de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa. E ainda pode levar a suspensão do fornecimento de água pela Cagepa e multa que pode chegar até R$ 10 mil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo