João Pessoa tem 14 bairros com risco médio de infestação por Aedes aegypti
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa apontou que 14 bairros de João Pessoa estão com risco médio para infestação por Aedes aegypti, mosquito que causa dengue, zika e chikungunya.
Conforme a SMS, estes bairros registraram Índice de Infestação Predial (IIP) entre 1% e 3,9%. Outros 15 foram considerados como baixo risco (IIP abaixo de 1%) e nenhum apresenta risco elevado (IIP igual ou maior que 4%). O IIP do município está em 1,2%, de acordo com o LIRAa.
Bairros com maior risco
Dos bairros que apresentaram médio risco destacam-se Bancários, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo e Anatólia com IIP 3%, Bairro das Indústrias e Mumbaba com IIP 2,9%, Valentina e Planalto Boa Esperança 2,5%.
Além desses, também apresentaram médio risco os bairros: Oitizeiro, Alto do Mateus, Jardim Veneza, Distrito Industrial, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Cristo, João Paulo II, Funcionários, Grotão, Gramame, Paratibe, Muçumago, Mangabeira, Varadouro, Jaguaribe, Ilha do Bispo, Trincheiras, Centro e Tambiá.
Focos da doença
O levantamento também identificou os tipos de depósitos que são predominantes como criadouros do mosquito: segundo o LIRAa, a maioria está em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos (lixo).