Paraíba

Secretário Jhony Bezerra destaca sucesso do Opera Paraíba e faz balanço positivo das ações realizadas na Saúde do Estado

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, em entrevista na manhã desta terça-feira (31), destacou as principais ações implementadas pelo Governo do Estado para a melhoria da Saúde da população. O gestor reforçou o sucesso do Programa Opera Paraíba, fez um balanço da campanha Outubro Rosa e apresentou os serviços que serão ofertados no decorrer da campanha Novembro Azul.

De acordo com Jhony Bezerra, o Opera Paraíba é uma referência para o país. “No programa ultrapassamos a marca das 60 mil cirurgias, desde a sua implantação, sendo 17 mil de cataratas. Este ano já alcançamos a marca de 30 mil cirurgias, e conseguimos avançar em cirurgias de maior complexidade, que antes não eram realizadas no SUS paraibano, a exemplo cirurgias bariátricas, de endometriose, de cálculo renal, cirurgias pediátricas, ginecológicas, essa é a grande característica do Opera Paraíba, é estar presente em todas as regiões do estado, dando acesso a todos os usuários, sem aquela necessidade do usuário viajar quatro, cinco horas para realizar uma cirurgia”, explicou.

Além das cirurgias, o secretário também salientou a importância do trabalho realizado durante todo o mês de outubro pelo Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC) que, até Julho deste ano, realizou mais de 30 mil mamografias com o intuito de fortalecer o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento e cura do câncer de mama na campanha Outubro Rosa.

“São mais de seis mil mamografias ofertadas para as mulheres paraibanas em todas as regiões do estado. Vale salientar que o CEDC fica sempre aberto, em horário comercial, não precisa agendar, o agendamento é feito na hora, assim como o exame. São ofertadas mamografias, consulta ginecológica, consulta com o mastologista, biopsias, punção de nódulo, tudo que precisar para o diagnóstico é feito no CEDC”, pontuou.

O secretário ainda ratificou que os mesmos serviços estão sendo disponibilizados em outras regiões, a exemplo de Sousa, Patos, Guarabira, Picuí e Campina Grande. “No Hospital de Clínicas na Rainha da Borborema não é diferente, estamos com oferta de mamografias até o dia 15 de novembro e ultrassom de mama. Estamos com essa preocupação de não só ofertar o exame, mas de ofertar a possibilidade de fechar o diagnóstico nos pacientes que há suspeita, entendemos que o diagnóstico tem que ser precoce para aumentar a chances de cura para a mulher”, disse.

Com a chegada do mês de novembro outra importante campanha entra para a agenda da saúde, com o foco nos cuidados e atenção à saúde integral dos homens. “Estaremos lançando na próxima semana a campanha do Novembro Azul, com ações descentralizadas, aqui no CEDC e no Hospital Edson Ramalho, teremos consultas com urologistas, estaremos ofertando o exame do PSA, estaremos também ofertando o cadastro para cirurgias de próstata, de postectomia e de vasectomia para o homem que não deseja ter mais filhos”, concluiu o secretário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo