Senador Efraim confirma: Ministério da Saúde entrega nova frota do SAMU na Paraíba, 48 Ambulâncias para 35 municípios
Depois de interceder por diversas vezes e reforçar a necessidade do projeto, o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) conseguiu a confirmação do Ministério da Saúde de que no próximo dia 17, será entregue uma nova frota de ambulâncias do SAMU para municípios paraibanos. Serão 48 veículos para beneficiar a população de 35 cidades do estado.
A atuação do parlamentar junto ao ministério foi fundamental para agilizar a liberação.
Para Efraim, a garantia de uma frota renovada significa a possibilidade real de salvar vidas.
“Com veículos mais modernos e equipados, os serviços de saúde conseguem oferecer respostas mais rápidas e eficazes, especialmente em situações onde o tempo é um fator determinante para salvar vidas” ressaltou o paraibano.
De acordo com o senador, é comum em cidades do interior paraibano o serviço de emergência ainda operar com ambulâncias antigas, que frequentemente apresentam problemas mecânicos e falhas operacionais. “Esses veículos, além de demandarem custos elevados de manutenção, colocam em risco a eficiência no atendimento de emergências”.
“Uma ambulância parada em oficina ou com equipamentos defasados pode significar minutos preciosos perdidos no socorro de uma vítima de infarto, acidente de trânsito ou qualquer outra emergência médica. Essa renovação é bem-vinda e reconhecemos o esforço do Ministério da Saúde em viabilizar essa modernização”, lembrou Efraim.
As cidades contempladas com os novos veículos do SAMU na Paraíba são:
Alagoa Grande (2), Alagoinha (1), Alhandra (2), Araruna (2), Aroeiras (2), Barra de Santa Rosa (1), Barra de Santana (1), Boqueirão (1), Caaporã (2), Caçimba de Dentro (1), Caiçara (1), Coremas (1), Cuité (2), Guarabira (3), Gurinhem (1), Itabaiana (1), Itaporanga (1), Jacaraú (1), Juazeirinho (1), Mataracá (1), Mongeiro (1), Monteiro (2), Pedra Lavrada (1), Pedras De Fogo (1), Picuí (2), Pombal (2), Queimadas (1), Remígio (1), Santa Luzia (1), Serra Branca (1), Serra Grande (1), Solânea (1), Soledade (2), Souza (2) e Umbuzeiro (1).