Startups serão selecionadas para Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba
O Governo da Paraíba investirá R$ 150 mil em startups que serão selecionadas após o Hackathon do Nordx, evento de empreendedorismo e inovação que acontece até este trimestre (27), em Campina Grande. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Seções), Cláudio Furtado.
O secretário Claudio Furtado participou da cerimônia de abertura e anunciou que como cinco startups escolhidas durante o Hackathon (dinâmica competitiva) perceberam que nenhuma Nordx será incubada no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e receberão um investimento de R$ 30 mil cada, pelo Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).
Em sua fala, Furtado destacou as ações do Governo da Paraíba na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando que uma das missões das Seções é transformar ideias em produtos e esse investimento faz parte da série de ações que estamos levando para divulgar esse trabalho.Paraíba.
“Nosso Estado tem mais de 31 cidades com universidades. Se a gente olhar nos últimos cinco anos os rankings dos depósitos de patentes do INPI, sempre há uma ou duas instituições entre as primeiras do ranking. Nós, como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos como missão que essas patentes, essas ideias, possamos devolvê-las em produtos, para que empresas que contribuam cada vez mais para o PIB do Estado da Paraíba”, disse a secretária.
Ainda segundo Cláudio Furtado, além do atual potencial da Paraíba em formar mão de obra qualificada, nossos esforços agora estarão voltados para a manutenção desses profissionais no Estado, incentivando o empreendedorismo e a inovação. “O Estado tem o maior número de vagas no Sisu, proporcionalmente, mas não temos algo muito importante, que é a mão de obra. Mas sempre exportamos dessa mão de obra, uma grande missão atual do governo é consertar essas pessoas aqui no Estado e uma maneira de fazer isso é incentivar o empreendedorismo e a inovação de diversas maneiras”.
Na opinião de Philipe Moura, idealizador do evento, a parceria entre Seções e Nordx vai fomentar os estidos do Governo do Estado em transformar a educação superior de ponta em inovação para a indústria e o comércio. “Eu acho que a gente não poderia ser melhor parceiro do que uma secretária, que trabalha 365 dias no ano para favorecer essas causas. Por conta dos grandes parques tecnológicos e da liderança do secretário Cláudio, a gente vai promover o hackathon para desenvolvimento de novas ideias na área de sustentabilidade para resíduos sólidos da indústria”.
Segundo ele, os investimentos serão essenciais para criar startups a partir do evento. “Para isso, contamos com o apoio da secretaria, por meio do Parque Horizontes da Inovação, para desconcarturizar essas startups, acelerá-las e tornar-las viáveis, inclusive com o esporte financeiro”, completou Philipe Moura.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior, também participou do evento e ressaltou sua importância para o desenvolvimento da Paraíba. “Esta iniciativa é importante não só do ponto de vista material, mas também para nos tornar presentes, não para estimular, apoiar e dialogar com todas as pessoas do ecossistema, para que possamos também aprender um pouco e assim construir novas políticas que possamos pode empurrar o setor”, afirmou.
Hackatona
O hackathon realizado no evento é uma parceria com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), com apoio do Senai-PB, Sesi-PB e Sebrae. Ao todo, 40 pessoas participam do hackathon, divididas em oito equipes. As startups serão selecionadas a partir de uma comissão valenciadora com um jurado independente que irá analisar as apresentações das equipes e dar o seu parecer no segundo dia do evento, nesta quarta-feira (26).
O desafio “Inovação para a Sustentabilidade, Transformando Resíduos em Recursos” foi criado a partir de uma necessidade pela Indústria paraibana. Os participantes terão que criar uma solução que reduza a geração de resíduos e o uso de recursos naturais em nossos processos produtivos, ou que facilite a forma eficiente de reproveitamento de resíduos, como medida que possibilite uma execução mais sustentável das atividades produtivas em nossos diferentes setores industriais. Contribui para a redução do impacto ambiental, a economia circular, dentre outras adagenes.
Verifique também
Com informações da Secom-PB