Falha de comunicação pode ter gerado queda de movimentações do Pix e economista diz que “governo deve lemorar”
Em meio às mentiras relacionadas ao Pix que gerou queda no volume de operações registradas no Banco Central, o economista e professor de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cássio da Nóbrega Besarria, disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta -feira (15), que não há tributação sobre o pix e avaliou como ‘falha’ uma comunicação do governo federal para reverter informações falsas sobre o assunto.
Um diário de mídia de operações realizadas nos últimos sete dias até ontem (14) chegou a 168,5 milhões. Em dezembro, as transferências diárias de mídia via Pix foram de 188,5 milhões até o mesmo dia 14.
O volume representa 10,6% em relação à mídia anterior. Isso indica que cerca de 19,9 milhões de Pix deixaram de ser feitos a cada dia nas compras profissionais com dezembro.
“Chega a ser uma surpresa esses dados diante de tudo que ocorreu nas últimas semanas. A comunicação é a principal ferramenta que o governo pode utilizar para combater este tipo de informação prejudicial que surge no nosso dia a dia. Então, acredito que o governo deveria melhorar a sua comunicação seja em relação às políticas que deseja implementar ou no combate à desinformação”, analisou o especialista que acompanhou o ClickPB.
Com medo de tributação, comerciantes da Paraíba cogitam rejeitar Pix como forma de pagamento
Pix de R$ 5 mil: Receita não saberá origem ou destino da transferência; entenda
Monitoramento do Pix pode gerar imposto e multa e especialista explica que emprestar cartão de crédito também conta sem limite de movimentações