Brasil

Mudanças nas regras do PIX passam a valer a partir desta sexta-feira

O Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e evitar fraudes a partir desta sexta-feira (1º). Entre as mudanças, pix de mais de R$ 200 só podem ser feitos de um telefone ou de um computador previamente cadastrado por cliente da instituição financeira, com limite de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

Segundo o Banco Central (BC), a exigência de cadastro só valerá para celulares e computadores que nunca tenham sido utilizados para fazer Pix. Não haverá alterações para os dispositivos atuais.

Mas a segurança

À medida que as instituições financeiras melhorarão as tecnologias de segurança. Soluções de gerenciamento de fraude com capacidade de identificações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente ser cumprido.

As instituições também devem informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Deverão também ser verificados, pelo menos a cada seis meses, se os clientes possuem marcações fraudulentas nos sistemas do Banco Central.

Ainda segundo o Banco Central, as novas medidas irão permitir que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente.

Se a instituição vai aumentar o prazo para clientes suspeitos iniciarem transações e bloquearem alertas recebidos pelo Pix. Em caso de sosica forte ou corrupção de fraude, as instituições podem encerrar o relacionamento com o cliente.

Fontes: Agência Brasil

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo