Pacto Alfabetiza Mais Paraíba: Conde tem o melhor nível de alunos leitores da região metropolitana
A Educação do município de Conde foi destaque no Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação de Fluência 2023 do Programa Alfabetiza Mais Paraíba, lançado pelo Governo do Estado em maio deste ano. Os dados avaliaram o nível de fluência dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e o Conde obteve nota 4,8 que equivale a 56% dos alunos em nível de leitores fluentes. O evento contou com a presença de Secretários de Educação e representantes de todos os municípios paraibanos.
Ainda segundo os dados divulgados que são referentes a primeira etapa da avaliação, realizada em junho deste ano, o Conde também se destaca na Região Metropolitana e em todo o litoral paraibano, como o único município a atingir o Nível de Leitores fluentes, quando analisados os dados dos municípios que compõem a 1ª e a 14ª Regiões de Ensino.
“O trabalho que os profissionais da educação de Conde vem realizando com os estudantes da rede municipal é enriquecedor. Isso é fruto de muito empenho e compromisso com a alfabetização na idade certa de nossos alunos. São resultados como este que nos dão a certeza que estamos seguindo no caminho certo e a certeza de que logo, logo, estaremos chegando nos 100% de alunos leitores fluentes. Parabéns aos profissionais e também aos alunos”, declarou a Prefeita Karla Pimentel.
“A Educação de Conde segue em busca de resultados positivos e sempre pensando no crescimento e desenvolvimento dos nosso alunos. O trabalho de alfabetização é um desafio que nós estamos superando e ainda vamos chegar mais além. Em outubro teremos nossa segunda avaliação e seguimos nos empenhando e trabalhando pela aprendizagem dos estudantes de Conde”, disse a Secretária de Educação, Nadelma Ferreira.
Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação realiza a avaliação de fluência leitora de 42 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental como primeira etapa do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. Iniciativa pioneira cujo objetivo é diagnosticar a capacidade de leitura e oralidade dos alunos, fornecendo informações concretas para ações pedagógicas direcionadas e efetivas.