Prefeitura de Lucena recebe reconhecimento por trabalho desenvolvido na Saúde para atingir metas de coberturas vacinais em evento da Fiocruz
A Prefeitura de Lucena, através da Secretaria de Saúde, obteve o reconhecimento do trabalho desenvolvido para atingir metas de coberturas vacinais em evento da Fiocruz, realizado nesta sexta-feira (1°), em João Pessoa.
Liderado pelo Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz, Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), o encontro “Pelas Reconquistas das altas coberturas vacinais” reuniu as instâncias federal, estadual e municipais e instituições parceiras para celebrar os avanços alcançados ao longo de dois anos de atuação.
Na oportunidade, a responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, Suélida Rafaela representou o município.
O prefeito Léo Bandeira destacou o resultado obtido pelo município e afirma que esse reconhecimento é fruto da dedicação de toda a equipe. “Conseguimos esse reconhecimento pelo trabalho que realizamos, mostrando para a população a importância da vacinação como forma de prevenir o aparecimento de doenças “, disse
O pesquisador do Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz, Akira Homma, evidenciou a importância da união de esforços para garantir a vacina no braço da população. “Foram estas crenças que nos guiaram e nos levaram a desenvolver as ações do PRCV. O projeto agora se encerra, mas nosso compromisso de continuar protegendo a saúde pública permanece forte. Acreditamos na força da colaboração das instituições públicas e privadas pela reconquista das altas coberturas vacinais”, observou.
O PRCV foi uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que atuou no estado do Amapá e em 25 municípios da Paraíba de forma piloto e com ações estruturantes e de comunicação visando o aumento das coberturas vacinais de forma a atingir as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Ao longo de dois anos de atuação, o PRCV adotou uma estratégia diferenciada, com protagonismo dos atores locais e fortalecimento de uma grande rede colaborativa, em torno da elaboração e execução de Planos Municipais Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais e da constituição de redes locais de apoio a esses planos, que agora ficarão responsáveis por buscar a manutenção das ações nestes estados.Prefeitura de Lucena “recebe reconhecimento por execução do projeto pelas altas coberturas vacinais em evento de Encerramento do projeto pela FioCruz”