Enem 2025: número de inscritos autodeclarados indígenas cresce 89% em três anos
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que se autodeclararam indígenas aumentar 89% em relação a 2022, segundo dados do Painel Enem 2025divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com a plataforma, o total passou de 19.980 por 37.489 inscritos indígenas sem período. A autodeclaração é feita no momento da inscrição, e os dados refiçam uma tendência de maior inclusão e participação desse grupo social no exame.
Ao todo, o Enem 2025 registrado 4,81 milhões de inscritos confirmadossendo que os indígenas representam 0,77% do total. Clique aqui e acesse o painel.
Perfil dos inscritos indígenas
Entre os autodeclarados indígenas, 55,61% são mulheres e 44,39% são homens. A maioria dos candidatos disse que estava Cursando o último ano do ensino médiosomando 16.610 inscritos confirmados – número duas vezes maior (alta de 100,63%) do que o registrado em 2022, quando 8.279 candidatos estaman concluindo essa etapa escolar.
oh segundo maior grupo é formada por pessoas que já concluíram o ensino médio, totalizando 14.052 assinantes.
Quando visto como unidades da federaçãooh Amazonas líder com 6.764 candidatos indígenasseguido pela Pernambuco (4.525) e Bahia (3.450).
Como universidades que adotam cotas para indígenas pode exigir documentação comprobatória, como a declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Contexto Indígena no Brasil
Atualmente, o Brasil possui cerca de 305 grupos étnicos indígenasque fala mais de 274 idiomas diferentes. Segundo o Censo Demográfico 2022 fazer Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)um população indígena representa 0,83% da população total do país.
Provas e dados
As tentativas objetivas e a redação do Enema 2025 serano aplicado nos dias 9 e 16 de novembroem 1.804 municípios brasileiros.
Enquanto isso, devido à realização da COP30em Belém (PA)as provas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame contará com 180 questões objetivas distribuídos em quatro áreas do conhecimento:
-
Linguagens, códigos e tecnologias;
-
Ciências humanas e suas tecnologias;
-
Ciências da natureza e suas tecnologias;
-
Matemática e suas tecnologias.
Além disso, as participações de elaboração uma redação dissertativa-argumentativa,devolvendo uma proposta de intervenção sobre o tema apresentado.
Sobre o Enem
Criado em Criado 1998oh Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Os resultados podem ser usados para:
-
acesso a universidades públicas,
-
bolsas integrais ou parciais em instituições privadas (Prouni),
-
financiamento estudantil (Fies),
-
ingresso direto em faculdadesinclusive em Portugal,
-
e certificação de conclusão do ensino médio.
Para mais informações, ó Inep disponibilisou um canal com respostas a perguntas com mais frequência sobre o exame.



